sábado, 3 de abril de 2010

As Escolhas

Circunstâncias, Determinismo Psíquico, Genes ou... Escolha?
Não há culpabilidade ou responsabilidade das escolhas que fazemos conscientemente ou inconscientemente!É incrivel como escolhemos e fazemos opções o dia inteiro.Escolhemos nossas roupas,o que comemos,onde andamos ,nossos amigos,nossas parceiras,nossas musicas,nossas leituras...
Todo tempo escolhemos algo e descartamos alguma coisa,mas há escolhas que estão ligadas a uma escolha mais inconsciente ,assim que escolhemos nos perguntamos por que optei por isso,o que me trouxe até aqui?
Seria as circunstancias,determinismo psíquico, genetica ,influencia familiar,questão cultural?
Há varias linhas de explicações para nossas escolhas e todas se fundem em algum ponto comum .Mas as escolhas mais importantes e significativas são feitas através do coração,as escolhas instintivas por mais louco que possa parecer são as escolhas mais puras pois não sofrem influencias do meio.É louco,é instintivo ,é animal e puramente forte.
Jamais culparia alguem pelas minhas escolhas,principalmente as escolhas que fiz seguindo meu coração.
Você não tem culpa e nem responsabilidade nenhuma em ser o que és.Sua liberdade lhe guia ,assim como seus desejos e suas vontades guiam o seu caminhar .Por isso que você é isenta de maldade,de maquiavelismos,chantagens e manipulações.
Isso é um encanto ,é um desafio ,é um poder que nasceu com você.Esse poder é tão grande que motiva,alucina,desorienta,anarquisa a alma e o coração de quem o sente.
Qual a sua culpa em ser assim?NENHUMA!

3 comentários:

  1. "Nossas duvidas são traidoras, e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar." William Shakespeare ...

    Caro Doutor Eduardo nesta frase tão famosa de Shakespeare eu acrescentaria que nossas escolhas , algumas vezes,são traidoras pelo medo de apostar tudo e perder o jogo antes dele terminar...
    Arriscar em uma escolha é ousadia mas fazer dessa escolha arriscada uma certeza de vida é atitude de vencedor!

    ResponderExcluir
  2. opa Robert ,concordo plenamente.
    Mas tenho comigo que escolhas feitas com o coração são menos manipuladoras que as feitas com a razão.
    Aposto nas escolhas ,sem blefar,arrisco até onde acredito que posso suportar.A vida,as pessoas e o amor para mim, não fazem parte de um jogo! aprendi desde cedo que só assim é que me considero um vencedor.
    Não me vejo agindo de outra maneira ,ao contrario trairia meus valores,meus principios .Não estou habituado a coibir sentimentos e nem reprimí-los!
    Aposto e arrisco no amor incondicional assim como nossa amiga Junguiana!

    ResponderExcluir